Categorias
Uncategorized

Porque utilizar o MRPA?

A hipertensão arterial é uma patologia de início assintomático que acomete grande parte da população Brasileira e Mundial, acarretando em lesões cardiovasculares e sendo a primeira causa de mortalidade no Brasil e no mundo, sendo assim o diagnóstico precoce e acompanhamento se faz urgente e relevante.


O MRPA é uma ferramenta que utiliza medidas de pressão arterial fora do ambiente de consultório pelo próprio paciente ou acompanhante com equipamento validado, durante o período de vigília, obedecendo a um protocolo estabelecido de 5 dias, onde o paciente receberá um aparelho de esfigmomanômetro digital com memória e um impresso para anotar as medidas, visto que o ato da escrita o torna mais consciente, realizando medidas matinas nos períodos das (6 as 10horas) e vespertino/ noturno (18 às 22 horas).


A sociedade Brasileira de cardiologia na diretriz sugere protocolos de 5 a 7 dias. Já a sociedade Europeia de cardiologia recomenda um número ideal de medidas de 12 a 25 aferições, distribuídas ao longo dos 7 dias.


A Hipertensão arterial sistêmica é considerada uma doença e ao mesmo tempo um fator de risco, representando um desafio para a saúde pública, pois as doenças cardiovasculares ocupam o ranking de causa de mortes no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *